Mário Messagi fala sobre as várias faces do jornalismo brasileiro

O entrevistado fala não só sobre o jornalismo brasileiro hoje, como também aborda os modelos de financiamento de uma atividade cada vez mais dependente das empresas e da publicidade

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o jornalista Mário Messagi Júnior, professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná, que fala sobre o jornalismo brasileiro na contemporaneidade no contexto da democracia. Ele também aborda os modelos de financiamento do jornalismo, que é cada vez mais dependente das empresas e da publicidade.

Durante a entrevista, Mário Messagi Júnior, que é professor da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, fala também sobre a percepção da liberdade de expressão do jornalista em sua atuação profissional. A principal questão colocada por ele é se o jornalista é coagido ou não ao pautar, apurar e publicar informações.

Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.