Marília Fiorillo comenta a liberação do relatório Chilcot

O relatório apura o envolvimento do Reino Unido na invasão militar do Iraque

 11/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 04/10/2017 as 12:04

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

A professora de história da filosofia Marilia Fiorillo relata, nesta coluna, dois fatos que marcaram os noticiários internacionais na última semana. Ela comenta, primeiramente, a declaração do candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump, que afirmou, durante um discurso de campanha, ter Saddam Hussein como um herói pessoal, pois o ditador “acabou com o terrorismo”. Uma colocação descabida, segundo a professora, e que reverbera o discurso monossilábico e incoerente de Trump.

Marilia aborda também a liberação do relatório Chilcot que, em seus 12 volumes e 2,6 milhões de palavras, apura o envolvimento do Reino Unido na invasão militar do Iraque. O relatório concluiu que não haviam motivos para a aliança Bush-Blair invadir o país em 2003 e, consequentemente, instaurar por lá um estado de calamidade. Ela lembra que a invasão gerou guerras sectárias entre xiitas e sunitas, além de ter sido a principal motivação para a fundação de diversos grupos terroristas.

Acompanhe o comentário completo:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

 

Ouça também a coluna da semana passada da professora Marilia Fiorillo, onde faz  o paralelo  entre o Holocausto e Aleppo que foi mencionado  no debate  dos candidatos Trump e Clinton.

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.