Impactos ambientais podem ser obstáculo para extensão da Marginal Pinheiros em Interlagos

O arquiteto e urbanista Nabil Bonduki diz que o trecho a ser estendido, em Interlagos, abarca a última área verde que ainda beira um rio na cidade de São Paulo

 25/10/2022 - Publicado há 1 ano
Por
Marginal Pinheiros – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Logo da Rádio USP

A Prefeitura deve investir cerca de R$ 8 milhões nas obras para expandir um trecho da Marginal do Rio Pinheiros em até 8 km. A via é uma das mais importantes da capital paulista e a obra beneficiaria mais de 1,3 milhão de  pessoas que usam essa região. 

O arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, que  foi relator do Plano Diretor Estratégico de São Paulo em 2002 e 2014, e é professor de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura da USP, é contrário à obra e explica que essa prorrogação está em desacordo com o Plano Diretor da cidade. 

Nabil Bonduki – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Os pontos negativos são vários, como o alto custo que vai representar aos cofres públicos, o incentivo ao uso de veículos e os impactos ambientais .O professor da FAU alerta que a grande obra que estaria precisando ser feita na região é uma ligação entre os dois lados do Rio Pinheiros-Jurubatuba. 

Impacto ambiental

Em termos de impacto ambiental, esta é a última área verde que ainda beira um rio na cidade de São Paulo. O local deveria abrigar um parque linear, proposto no Plano Diretor, e não uma avenida. 

O novo trecho, previsto para ser construído às margens dos rios Pinheiros e Jurubatuba, vai da Avenida Guido Caloi, na altura da Ponte João Dias, até a Ponte Vitorino Goulart, em Interlagos.

 A previsão da gestão municipal é que, depois de contratados, os projetos sejam finalizados em até sete meses. É fato que o local deve ter uma grande valorização imobiliária nos bairros da região em função das obras, ainda sem previsão para o seu início.

A estimativa é que o tempo gasto no trânsito pelos motoristas entre a Ponte Transamérica e a Avenida Guido Caloi, até a região de Interlagos, diminua de maneira considerável após a obra.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.