Máquinas também têm ética e devem ser responsabilizadas

Punindo o objeto sempre é possível ter um objeto melhor no futuro

 06/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/04/2018 as 15:44

Logo da Rádio USP

Você tem alguma noção do que seja ética de máquina? Luli Radfahrer explica: “A ideia de você desenvolver uma ética de máquina é perceber, até que ponto, a culpa é do objeto, e, portanto, além de punir o indivíduo que causou o problema, você também pune o objeto e você passa a ter um objeto melhor”. Ele exemplifica com os travesseiros, os quais, no passado, foram responsáveis pelo sufocamento de bebês até surgirem os travesseiros de bebês, que impedem que estes morram sufocados. A isso se pode chamar ética de máquina, ou ética de objeto.

Em sua coluna, Radfahrer explica ainda a diferença entre a ética das coisas e a ética das pessoas. Ele entende a ética das coisas como um complemento da ética das pessoas. “Muitas das nossas ações têm reflexos desconhecidos, que podem ser enormes.” Por fim, ele aborda a questão da moralidade implícita em objetos produzidos pela tecnologia.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.