“Maquinaria” propõe ver com as mãos e olhar com os sentidos

O artista Marcelo Masagão e o crítico Ronaldo Entler conversam com o público, dia 6, no Centro Universitário Maria Antonia

 

A exposição Maquinaria, de Marcelo Masagão, é um bom exemplo da relação entre arte e ciência. Em Ouvir Imagens, na Rádio USP, a colunista Giselle Beiguelman – que assina a curadoria – convida o público para ver a mostra no Centro Universitário Maria Antonia da USP e participar da conversa com o artista e também com o crítico de arte  Ronaldo Entler, no próximo dia 6, às 19 horas, com entrada franca (clique no player acima).

Maquinaria combina dispositivos ópticos e formas variadas de impressão e processamento das imagens, transformando pressupostos científicos em novas linguagens estéticas”, explica a professora. “A mostra propõe um jogo de subversões entre os regimes de visão pré e pós-fotográficos. Um conjunto variado de máquinas de imagem, de materiais e de imaginações está em operação nessa mostra.”

Giselle Beiguelman, que também é artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, assinala que dispositivos de captação de imagens de última geração, de drones a câmeras para visão em 360 graus, combinam-se a tecnologias que vão da tradicional azulejaria portuguesa aos populares panoramas oitocentistas. “Tudo isso é sintetizado por processos de sublimação, impressões a jato de tinta e aplicação em suportes diversificados que vão da madeira ao plástico.”

Maquinaria ocupa o Centro Universitário Maria Antonia desde a área externa. “Marcelo Masagão propõe formas de percepção alternativas do entorno urbano e regimes visuais que demandam o toque, a interação com o mobiliário e a caminhada”, observa. “Não é possível visitar a mostra apenas com os olhos. É preciso que se mobilize o corpo na sua integralidade. Se tivesse que sintetizar Maquinaria em uma frase, eu diria: Veja com as mãos. Olhe com os sentidos”, finaliza a professora.

Para mais informações sobre a mostra Maquinaria, de Marcelo Masagão, acesse www.desvirtual.com


Ouvir Imagens 
A coluna Ouvir Imagens, com a professora Gisele Beiguelman, vai ao ar toda segunda-feira às 8h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e  TV USP.

.

 

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •