Maioria dos casos de perda de visão está relacionada a acidentes

Acidentes com os olhos podem causar impactos na vida profissional e na qualidade de vida

 29/11/2017 - Publicado há 6 anos

Na coluna “Fique de Olho” desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre acidentes nos olhos que podem causar impactos na vida profissional e na qualidade de vida do indivíduo. Ao contrário do que se pensa, diz o professor, a maioria dos casos que envolvem a perda de visão está relacionada a esses acidentes e não apenas à velhice, diabete ou cirurgias mal-sucedidas.

Rocha salienta que a maioria dos acidentes acontece no ambiente de trabalho, com homens jovens. Já os que acometem crianças e idosos geralmente ocorrem em casa, durante  atividades corriqueiras. Dessa forma, explica, é importante a prevenção, com o uso de óculos de proteção, que servem como escudo, e também ter atenção com crianças no manuseio de objetos pontiagudos.

Além disso, Rocha afirma que muitas pessoas que se acidentaram uma vez na vida voltam a se acidentar, por isso é necessário ações preventivas para evitar. “Muitos danos tornam-se piores quando os pacientes utilizam medicamentos sem indicação do médico especialista.” Ouça acima, na íntegra, a coluna do professor Eduardo Rocha.

Por: Giovanna Grepi


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.