Lua de Júpiter tem mais vulcões ativos que a Terra, e lançam enxofre

Além de serem em maior número, vulcões na lua IO apresentam grande atividade. Durante erupções eles ejetam uma lava amarelada com enxofre na composição

A lua IO, que orbita Júpiter, está entre os objetos mais interessantes do nosso sistema solar. Ela já foi monitorada pelas sondas Voyager, Cassini e New Horizons, e pela missão Galileo, que passou quase oito anos na órbita de Júpiter, quando mapeou IO, mostrando pelo menos 150 vulcões ativos. Com uma peculiaridade: lançam enxofre, em uma lava com coloração amarelada.

Nesta edição de Entender Estrelas, o professor João Steiner explica qual a teoria para formações assim em IO e como é possível saber tanta coisa sobre essa lua, mesmo aqui da Terra.

Ouça detalhes clicando no player acima.

Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia
A coluna Entender as Estrelas – Uma viagem pela astronomia, com o professor João Steiner, vai ao ar toda sexta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

• 217