Limitação e variação da visão são comuns em todas as pessoas

O professor Eduardo Rocha fala sobre o conceito de perfeição do olho, que só existe na teoria

 05/09/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre a perfeição do olho e as doenças que degeneram a estrutura ocular ao longo do tempo. Segundo Rocha, na teoria, o olho perfeito não deveria ter quase nenhum grau e a  capacidade de reconhecer o campo de visão, discernimento para cores e uma profundidade visual capaz de reconhecer detalhes. “Mas a visão perfeita não existe e todos têm algum tipo de limitação e variação fora da normalidade, mas que não interferem nas múltiplas atividades realizadas no dia a dia.” 

O professor diz que o fato da visão se deteriorar ao longo do tempo pode já estar marcado por questões genéticas ou, em outros casos, exposição a ambientes adversos, como o excesso de calor, a luminosidade crônica, e isso fazer com que a destruição lenta e progressiva dos tecidos cause uma doença degenerativa, como degeneração macular relacionada à idade.

Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.