Lesões, ameaça permanente na vida dos atletas olímpicos

Na rotina de treinamentos, ou mesmo competindo, os atletas olímpicos estão sujeitos a lesões de maior ou menor gravidade

 08/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 15/08/2016 as 15:05
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A proximidade do início dos jogos olímpicos, que acontecem em agosto, no Rio de Janeiro, mobiliza o noticiário da mídia, que tem dado amplo destaque à competição. A Rádio USP não poderia deixar de participar das discussões em torno de um evento dessa natureza, as quais devem se acirrar de agora em diante.

A jornalista Simone Lemos conversou com Felipe Hardt, especialista em medicina do exercício e do esporte da USP, sobre um assunto que, embora menosprezado quando se fala em Olimpíadas, está sempre presente na vida dos atletas: as lesões, que podem ser incapacitantes a ponto de retirá-los das disputas.

Hardt classifica as lesões que costumam acometer os atletas em dois grandes grupos: as macrolesões,  graves a ponto de afastar os esportistas das competições, e as lesões de sobrecarga, bastante prevalentes, e que costumam acometer os tendões, por exemplo. Hardt também aborda a questão do tratamento dessas lesões, uma vez que existem substâncias que não podem ser administradas, sob risco de serem encaradas como doping.

Como especialista em medicina esportiva, o entrevistado foi escalado para acompanhar atletas de basquete masculino, rugby e polo aquático.

logo_radiousp

Leia mais:

logo jornal rio 2016


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.