Lágrimas: mais que uma forma de manifestar emoções

Professor diz que as lágrimas não têm composições fixas, elas procuram corrigir problemas que estão acontecendo no ambiente

 27/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre as lágrimas, como elas se formam e para que servem.

O professor explica que as lágrimas são secreções que limpam, lubrificam e protegem os olhos. “Situações de fortes emoções, como tristeza ou alegria, prazer, admiração, além de bocejos e irritação, também podem causar a formação das lágrimas, ou o choro, propriamente dito.”

Segundo o professor, para Charles Darwin, “esse tipo de manifestação seria uma forma de pedir ajuda”. Já outros autores consideram que “essa maneira de se manifestar diante de uma forte emoção teria sido incorporada ao longo da existência do ser humano, que comemorava em volta de fogueiras e isso causava muita irritação no olhos”. Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.