Justiça brasileira vai julgar processo aberto pela Princesa Isabel

Aberto há 123 anos, princesa reivindica posse do Palácio Guanabara. STJ deve julgar processo mais antigo do Brasil em 6 de dezembro

 03/12/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

Um caso curioso chama a atenção ao se transformar no mais antigo processo da história do Brasil. O STJ, Superior Tribunal de Justiça, vai analisar disputa entre a família imperial brasileira e a União com relação à propriedade do Palácio Guanabara. O processo foi aberto pela Princesa Isabel, que morou no prédio inclusive no ano em que assinou a Lei Áurea, em 1888.

Com a proclamação da República, a família real seguiu para o exílio em 1889 e, de lá, a princesa reivindicou a posse do palácio em ação que chegou na Justiça em 1895. Depois de 123 anos, o caso continua em aberto.

A grande questão que surge é o tempo do processo. São mais de cem anos. A professora de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, Fabiana Severi, explica que a demora tem outras explicações que vão além da morosidade processual que, no caso do Brasil, é estrutural.

O STJ marcou o dia 6 de dezembro para julgar o processo.

Ouça a entrevista no  link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.