Jurimetria promove aplicação da análise de dados ao Direito

Campo de estudo busca auxiliar área jurídica através da identificação de padrões em processos

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP) e pesquisador do Programa Ano Sabático do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), Flávio Ulhoa Coelho, explica que a jurimetria é um estudo estatístico do Direito, realizado posteriormente aos processos. Segundo ele, os estudos realizados podem trazer dados sólidos para diversos atores do mundo jurídico. Um juiz poderia saber das tendências de decisão judicial de determinado assunto, por exemplo.

Foto: Visual Hunt

Coelho afirma que os dados podem ser utilizados para políticas públicas, mas analisa dois obstáculos para a prática da jurimetria. O primeiro trata da dificuldade de coletar os dados, uma vez que estes estão espalhados em diversas fontes. Além disso, o professor explica que ainda existe certo medo por parte de atores do Direito no tocante à influência do conhecimento dos dados nas decisões judiciais.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados