Julgamento do STF sobre demissão sem justa causa não deve afetar direitos do empregado

“O resultado dessa decisão não implicará diretamente na configuração de nenhum direito para o empregado além daquilo que já existe e, infelizmente, no Brasil, a dispensa ainda é largamente praticada de maneira imotivada”, diz Antonio Rodrigues de Freitas

 08/02/2023 - Publicado há 1 ano
Diferentemente de outras convenções da época, a 158 não assegura a estabilidade do empregado na empresa, nem a proibição da dispensa sem ser por faltas disciplinares – Foto: prodbdf – Flickr

O Supremo Tribunal Federal deve julgar, ainda no primeiro semestre do ano, a Convenção nº 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que decide sobre o Término da Relação de Trabalho por Iniciativa do Empregador. Há anos na Corte, deve ser retomado agora o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 1625) sobre o decreto, assinado por Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, cancelando a convenção.

A Convenção da OIT é um tratado internacional que, diferentemente de outros assinados pelo chefe de Estado – no nosso caso, o presidente –, é aprovado por conferências da OIT, que se reúne anualmente em Genebra. O Brasil é um dos membros fundadores da organização e participa desde a primeira reunião. Essas decisões, quando ratificadas, passam a ser parte do ordenamento jurídico de um país. 

A Organização Internacional do Trabalho foi criada em 1919 e tem como objetivo promover a justiça social. Como parte do Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, foi estabelecida a criação da organização. Desde lá, já foram adotadas 189 Convenções Internacionais de Trabalho.

A que está sendo julgada pelo STF foi aprovada em 1992. Para isso, o Congresso Nacional teve que ratificá-la, ou seja, a convenção passou por um processo legislativo por meio do qual aquela Casa a aprovou e a introduziu no ordenamento jurídico brasileiro. Em 10 de Abril de 1996, ela foi promulgada por FHC. Em 20 de dezembro, por meio de uma decisão do presidente, ela foi denunciada e cancelada.

É exatamente a validade do ato de denúncia que está em disputa, já que foi um ato unilateral e não uma decisão chancelada pelo Congresso Nacional. Caso seja declarada inválida, a questão será novamente submetida ao Congresso Nacional. “É uma discussão formal, mas de consequências simbólicas e políticas, bastante relevantes”, explica Antonio Rodrigues de Freitas, do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP. 

Mal-entendido

“Eu tenho a impressão de que foi um conjunto de interpretações equivocadas do presidente da República da época e também decisões judiciais equivocadas”, explica o professor. Diferentemente de outras convenções da época, a 158 não assegura a estabilidade do empregado na empresa, nem a proibição da dispensa sem ser por faltas disciplinares. O que ela efetivamente proíbe é a dispensa sem justa causa, sem nenhum motivo.

Antonio Rodrigues Freitas Junior – Foto: Divulgação/Enamat

Esse direito já é previsto pela Constituição, lembra o professor. O artigo 7, inciso I, assegura a “relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos”. A questão central da demissão sem justa causa é que qualquer demissão não afeta somente o empregado, mas a sociedade civil como um todo, já que é ela que arca com os custos do desemprego. Existem, portanto, as consequências diretas – que atingem o desempregado – e as indiretas – como a sociedade ter de pagar o seguro desemprego. Essa decisão tem repercussões sociais e políticas que vão além da relação empregado e empregador.

Antonio Rodrigues ainda ressalta que o Judiciário acabou por dar uma rigidez a essa convenção que ela mesma não tinha, o que causou uma resposta dura do empresariado. A decisão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de cancelar a Convenção nº 158 foi, então, baseada em uma má compreensão e pressão por parte da sociedade. “O que fez com que o presidente acabasse tomando essa decisão que, ao mesmo tempo, foi equivocada do ponto de vista jurídico e do ponto de vista político, mas foi absolutamente compreensível naquele cenário político de 1996”, complementa. 

O que vai mudar?

O julgamento diz respeito à Ação Direta de Inconstitucionalidade e a uma outra ação, que afirma a constitucionalidade, promovida pelas organizações empresariais. O resultado dele, porém, não impacta diretamente na configuração dos direitos do empregado além daqueles que já existem. 

“O resultado dessa decisão não implicará diretamente na configuração de nenhum direito para o empregado além daquilo que já existe e, infelizmente, no Brasil, a dispensa ainda é largamente praticada de maneira imotivada”, diz o professor. Ele ainda pontua que é praticado um tipo de dispensa que se aproxima apenas daquele praticado nos EUA, o at-will employment: a possibilidade do empregador demitir um funcionário por qualquer motivo e sem aviso prévio. 

“Nós deveríamos caminhar no sentido de um aperfeiçoamento nessa modalidade de extinção de vínculo que temos no Brasil”, ele diz. Para Rodrigues, um modelo próximo do ideal e que poderia ser implementado aqui é o da Europa Ocidental Continental e do Reino Unido, no qual são necessárias justa causa – que vão desde razões comportamentais até condições empresariais, econômicas e mudanças tecnológicas – e motivo para a demissão.

O importante é não haver rigidez absoluta nem liberdade geral de demissão, muito praticada no Brasil. “A dispensa é aceitável desde que haja motivo razoável para isso. Esse motivo precisa ser levado ao conhecimento do empregado e, eventualmente, submetido ao Judiciário”, finaliza.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.