Jornalista Juarez Xavier fala sobre cotas raciais e heteroidentificação

Nesta edição, o entrevistado fala sobre políticas afirmativas, envolvendo cotas raciais e sistemas de heteroidentificação, que é um método de identificação étnico-racial de indivíduos cotistas

 10/05/2021 - Publicado há 5 meses
Por

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Juarez Tadeu de Paula Xavier, doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam-USP), professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e membro da Comissão de Averiguação de Autodeclaração para Pretos e Pardos no Vestibular da Unesp.

Juarez Xavier é autor dos livros Afrodescendência: Identidade Conquistada (Editora Salesiana); Marketing de Serviço; e Teorias Antropológicas (ambos pela Editora Iesde Brasil). É também coautor do livro Comunicação Institucional Eficiente e Diversidade Epistêmica na Implementação de Políticas de Ação Afirmativa: Estudo de Caso Unesp/São Paulo/Brasil (Ria Editoral), lançado em Portugal.

Juarez Xavier fala sobre políticas afirmativas, envolvendo cotas raciais e sistemas de heteroidentificação, que é um método de identificação étnico-racial de indivíduos cotistas.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link http://jornal.usp.br/radio/

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.