Jorge Zahar e sua importância para as edições universitárias no Brasil

A editora Jorge Zahar foi muito importante para as edições universitárias no Brasil. Seu fundador era tão visado pela ditadura militar que recebia frequentes visitas da polícia quando participava de feiras

logo_radiousp790px
.

Jorge Zahar abriu editora porque houve movimento de substituição de importações de livros - Foto: Divulgação/Editora Jorge Zahar
Jorge Zahar abriu editora porque houve movimento de substituição de importações de livros – Foto: Divulgação/Editora Jorge Zahar

A Editora Jorge Zahar foi pioneira na publicação de livros de ciências humanas e sociais no Brasil e responsável pela formação de várias gerações de universitários e intelectuais brasileiros. Antes de ser uma editora, foi uma livraria, que passou a editar depois que a importação de livros no Brasil de Getúlio Vargas tornou-se inviável por culpa da taxa de câmbio. Conheça mais sobre a Jorge Zahar ouvindo a coluna semanal da historiadora Marisa Midori para a Rádio USP.