Jejuno e íleo, alças intestinais que absorvem nutrientes

Segmentos do intestino delgado somam 6 metros de comprimento e estão dispostos em zig-zag

 09/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 14:39
Por
Logo da Rádio USP

Especialista em anatomia humana, o professor Luis Fernando Tirapelli, do Departamento de Anatomia da Faculdade de Medicina (FMRP) da USP em Ribeirão Preto, conta um pouco das funções e importância do jejuno e o íleo no organismo

Segunda e terceira porção do intestino delgado, respectivamente, jejuno e íleo somam juntos cerca de 6 metros de comprimento. Tirapelli explica que o jejuno é a parte central do intestino delgado e o íleo, a porção final que se comunica com o intestino grosso. E é lá, no intestino delgado, que é absorvida a maior parte dos nutrientes que ingerimos.

Este boletim Anatomia Responde foi produzido pela parceria das Faculdades de Odontologia (FORP) e de Medicina (FMRP) da USP em Ribeirão Preto. Vai ao ar de segunda e sexta-feira, às 14h30, na USP FM Ribeirão, em 107,9 MHz, e USP FM São Paulo, 93,7 MHz. Ouça acima, na íntegra, o Anatomia Responde.

Imagem: bodymybody / Pixabay CC0


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.