Isolamento social necessário para conter pandemia em crianças cria a “geração C”

Maria Beatriz Martins Linhares diz que o isolamento não pode ser encarado como uma ameaça, mas um momento de oportunidade para atuar como proteção e estimular o convívio familiar

 12/07/2021 - Publicado há 3 anos
Por
Para o desenvolvimento potencial pleno das relações sociais e interpessoais, a criança precisa participar de contextos em família, escola e sociedade – Foto: Pixabay

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus representa um desafio para toda a sociedade, mas principalmente para o desenvolvimento da criança, por isso os riscos para a próxima geração vêm preocupando especialistas na área.

O isolamento social necessário para conter a propagação do vírus está até nomeando essa geração como a “geração C, de covid”. Mas, ensina a professora Maria Beatriz Martins Linhares, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e estudiosa do tema, o desafio “não pode ser uma ameaça e pode ser um momento de oportunidade para atuar como proteção, como neutralizador do risco”.

Para o desenvolvimento potencial pleno das relações sociais e interpessoais, a criança precisa participar de contextos em família, escola e sociedade, “envoltas em estímulos e processos de socialização”, comenta a professora. Comprometida a convivência escolar e social, diz a professora, resta à família a tarefa de construir as conexões necessárias. E estas conexões, adianta,” devem ser estimuladas por afeto e momentos prazerosos”.

Para apoiar os pais nessa jornada, Maria Beatriz lembra que existem à disposição programas de parentalidade a distância, que podem ajudar a fortalecer a relação com as crianças, aumentando a conexão social de estímulo ao desenvolvimento dos filhos. Contudo, afirma que essas estratégias não dispensam a escola de sua função socializadora.  


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.