Internet se reorganiza de forma centralizada

Guilherme Wisnik avalia que mudanças no modo de vida contemporâneo são influenciadas pela tecnologia

 13/07/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Inspirado pela leitura da biografia de Steve Jobs, da Apple, escrita por Walter Isaacson, o professor Guilherme Wisnik, na coluna “Espaço em Obra” desta semana, trata da influência da multinacional norte-americana nas mudanças do modo de vida contemporâneo.

Para Wisnik, ao contrário do que a internet prometia quando foi criada, o mundo se reorganizou de forma centralizada, mudança associada à imagem de Jobs, dada sua preferência pelos sistemas fechados. “A Amazon, o Google e a Apple, com o ICloud, em grande medida, concentram e fazem do algoritmo um esquema de privilégio e de seleção de informação”, explica.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.