Internet está se tornando um ambiente hostil

Teoria da floresta negra é utilizada para exemplificar a saída dos usuários para ambientes mais restritos da rede

 18/06/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Foto: Visualhunt

.

Em um artigo na publicação de ciência e tecnologia OneZero, do Medium, o americano Yancey Strickler afirmou que a internet estaria se tornando uma floresta negra. Segundo ele, em resposta ao ambiente predatório em que parte da rede se tornou, muitos usuários estariam se voltando para canais privados, mais restritos e seguros.

Sua hipótese faz referência à teoria da floresta negra, apresentada pelo autor chinês Cixin Liu em sua trilogia de ficção científica Lembrança do Passado da Terra. A conclusão é que navegar pelo meio digital atual seria como caminhar em uma floresta à noite: pode-se supor, pelo silêncio, não haver vida lá fora, quando, na verdade, os animais estão em silêncio para se proteger de predadores.

Para o professor Alfredo Goldman, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, a saída dos usuários para ambientes mais restritos realmente está ocorrendo, e tem consequências preocupantes. O professor atentou que o problema não é da internet em si, mas das pessoas que não buscam diferentes pontos de vista, o que acaba alimentando pensamentos radicalistas.

Confira acima a matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.