Instituições são necessárias para frear extremismos políticos

Semelhanças entre cenários políticos dos EUA, Reino Unido e Brasil indicam que impeachment é uma possibilidade

Na coluna Poder e Contrapoder de hoje, André Singer comenta sobre a importância desses contrapontos políticos no processo democrático. Ele cita a decisão norte-americana de dar curso a um processo de impeachment do presidente Donald Trump e também a medida do Judiciário britânico que considerou a tentativa de Boris Johnson de suspender as atividades do Congresso como ilegal.

Considerando esse cenário internacional, o professor ressalta que as semelhanças entre os processos dos Estados Unidos e do Reino Unido com a situação brasileira podem indicar resultados também parecidos à política do País. “O presidente Trump é uma figura política que tem certas semelhanças com o atual presidente do Brasil, sendo extremado, tomando algumas atitudes arbitrárias e fazendo declarações consideradas absurdas. Bolsonaro também tem ideias semelhantes com Johnson, que também já é alvo de debates sobre uma possível destituição. De fato, nós não sabemos nem quando, nem como, nem se isso vai acontecer no Brasil, mas é uma possibilidade que fica colocada diante desse tipo de postura política que o presidente brasileiro apresenta”, explica.

Nisso fica clara a importância das instituições como contrapesos, que colocam limites a executivos extremados. Ouça a coluna na íntegra clicando no player acima.


Poder e Contrapoder
AA coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, vai ao ar toda quinta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.