Instituição financeira tem pouca informação sobre o consumidor

Professor Luciano Nakabashi fala sobre a importância das informações simétricas nas negociações de crédito

 27/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/05/2018 as 14:24

Logo da Rádio USP

 

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o Cadastro Positivo de Crédito, que funciona como currículo financeiro desde 2011. Para entrar no cadastro, o consumidor precisa solicitar a inclusão na lista.

Atualmente, há projeto em tramitação na Câmara dos Deputados para a adesão automática dos consumidores a esse cadastro, assim como para pedir a retirada. Para Nakabashi, uma das falhas do mercado é a assimetria de informação, quando uma das partes da negociação tem mais informações que a outra.  

Esse é um fator crucial em operações de crédito ou financiamento, diz,  pois a instituição financeira têm pouca informação sobre os consumidores. Já o consumidor tem conhecimento da disposição e capacidade de pagamento do financiamento ou empréstimo.

Nakabashi fala ainda da tendência do mercado, de aumento dos juros que é multifatorial. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.

Por: Giovanna Grepi

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.