Inovaçao coloca Ribeirão Preto entre as melhores cidades para empreender no País

Classificação divulgada pelo Sebrae aponta o município como um dos melhores do Brasil para o desenvolvimento de empreendimentos, potencializado por ações da USP

 21/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por
Em processo de expansão para novos projetos, os trabalhos do Supera e do Inova USP em Ribeirão Preto são fundamentais para o crescimento econômico da cidade – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

 

Logo da Rádio USP

A inovação tecnológica é um dos destaques no empreendedorismo de Ribeirão Preto. Segundo o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel 2.0), a cidade é a 7ª no ranking de municípios mais atrativos ao empreendedorismo no País. Com projetos e iniciativas diversas, o ecossistema da cidade está alinhado ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia e ao Inova USP, ambos alocados no campus de Ribeirão Preto e considerados como fatores que explicam a alta pontuação do município no ranking.

Professor Norberto Peporine Lopes – Foto: Arquivo pessoal

Para o farmacêutico Norberto Peporine Lopes, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, “a cidade chegou nessa posição por conta das ações da Prefeitura municipal, das universidades e de empreendedores locais, que criam um ambiente propício para a inovação”. Lopes é coordenador do Núcleo Ribeirão Preto do Inova USP, um centro criado pela Universidade para articular iniciativas de inovação e empreendedorismo e dinamizar a interação com o ambiente externo.

Já o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento, Eduardo Molina, acrescenta às parcerias a atuação de diversas frentes e uma forte base industrial municipal como impulsionadoras do empreendedorismo e inovação local. Ribeirão Preto, segundo o secretário, funciona como um “centro de suprimento para uma região que vai desde o sul de Minas até as fronteiras com o Mato Grosso do Sul, com pessoas que buscam a cidade para adquirir bens e serviços”. Agronegócio, setor industrial diversificado e capital humano qualificado também são responsáveis pela boa pontuação da cidade, atuando também na diminuição das taxas de desemprego, segundo Molina.

Ribeirão Preto recebeu a pontuação de 0,722 no Isdel 2.0, ficando em 7º lugar no País, atrás somente das cidades de São Paulo, Curitiba, São Caetano do Sul, Barueri, Campinas e Belo Horizonte. Entre os municípios do Estado de São Paulo, Ribeirão ocupa a 5ª posição de cidade mais atrativa para o empreendedorismo. 

Inova 2019, Ribeirão Preto – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

 

Influência da USP na inovação de Ribeirão

Eduardo Molina – Foto: Reprodução/LinkedIn

Os trabalhos para o desenvolvimento da inovação de startups presentes na Universidade mostram o papel do ambiente acadêmico no fomento de novos empreendimentos, conta Peporine. Em processo de expansão para novos projetos, os trabalhos do Supera e do Inova USP em Ribeirão Preto são fundamentais para o crescimento econômico da cidade, argumenta Peporine, para quem a ampliação dessas coberturas potencializa ainda mais a presença de empreendedores e inovações no município.

E esta ampliação de negócios tecnológicos, de acordo com Molina, evidencia que o ecossistema inovador de Ribeirão “está se qualificando para receber mais atores para o crescimento da ciência na cidade”. O secretário ainda aponta que, além das iniciativas da USP, Ribeirão também conta com projetos como “o Onovolab, a Seven Star, do Instituto SEB, e também o Dabi Business Park”, que colaboram para o crescimento inovador da cidade.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.