Inglês de Sousa retratou o homem e a terra da Amazônia

Obra do escritor paraense é comentada pela professora Marisa Midori

Região tão discutida atualmente em razão das queimadas, a Amazônia está retratada na obra do escritor paraense Inglês de Sousa (1853-1918), autor de Contos Amazônicos, publicado pela Editora Laemmert, do Rio de Janeiro, em 1893.

Em sua coluna Bibliomania, a professora Marisa Midori destaca quatro contos publicados nessa obra: O Rebelde e A Quadrilha de Jacob Patacho – ambientados nos tempos da Cabanagem, revolta popular ocorrida entre 1835 e 1840 na província do Grão-Pará -, o tragicômico O Donativo do Capitão Silvestre e O Voluntário. Segundo Marisa Midori, esses quatro contos retratam com profundidade o homem e a terra da Amazônia.

Ouça no link acima a íntegra da coluna.


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar toda sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.