Informação é essencial para prevenir acidentes causados por raios

No Brasil, cerca de cem pessoas morrem anualmente por causa de descargas atmosféricas

 02/10/2017 - Publicado há 4 anos

Para Carlos Augusto Morales Rodrigues, coordenador do Laboratório de Sensoriamento Remoto Meteorológico de Tempestades da USP, informação é a chave para reduzir acidentes provocados por raios.

Segundo outros cientistas, o fato de menos pessoas morarem em zonas rurais também contribui para a redução de casos.”Quanto mais aberta for a região, maior a probabilidade de você ser atingido pelo raio”, alerta o professor,  referindo-se à área litorânea, onde acidentes desse tipo são mais comuns.

Rodrigues também explica por que há tantos raios e tempestades no País e como funciona o monitoramento feito por seu laboratório.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.