Infecção por covid-19 não tem maior incidência em pessoas contaminadas pelo HIV

Jorge Simão Casseb diz que a preocupação maior da avaliação foi identificar pessoas que estão vivendo com HIV/AIDS e ver se tinham maior incidência de mortalidade e internação  

 17/02/2022 - Publicado há 2 anos
Houve menor número de infecções em pacientes com tratamento controlado   – Foto: Wikimedia Commons

Um grupo de pacientes com HIV foi acompanhado em estudo no Hospital das Clínicas da USP para identificar o quão vulneráveis estavam para infecções do SARS-CoV-2, internações ou risco de óbito. Um questionário foi feito para avaliar a situação. De 450 pacientes ativos, entre 260 que responderam ao questionário, 39 pacientes (15%) apresentaram sintomas sugestivos e foram testados para infecção por SARS-CoV-2, e destes, 11 tiveram resultado positivo (32,4%) e um paciente morreu por complicações da covid-19.

Jorge Simão Casseb – Foto: NAP – Retrovírus/USP

O professor Jorge Simão Casseb, da Faculdade Medicina da USP e coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em retrovírus do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, explicou que, nesse período de pandemia, “a preocupação maior foi identificar pessoas que estão vivendo com HIV/AIDS, e ver se elas tinham maior incidência da doença [covid], mortalidade e internação”.  

Casseb destaca que “a primeira impressão era que, de fato, os pacientes com HIV teriam um risco maior de óbito. Mas, por surpresa nossa e talvez […] nós tivemos durante esse período pré-vacina apenas um óbito de um senhor, que tinha várias comorbidades”.

 

Menores infecções em pacientes com tratamento controlado

 

O professor também explicou que alguns pacientes foram hospitalizados ou ficaram na UTI entubados, mas, pelo que tudo indica, responderam bem. Como o número de pessoas na amostra não era grande, ficou difícil obter maiores conclusões. Porém, “aparentemente não há um maior risco, mas vale ressaltar que essa nossa coorte não representa os pacientes vivendo com HIV da nossa população em geral”. 

Isso porque são pacientes com “uma boa adesão ao tratamento. Então, isso, talvez, tenha contribuído para esse desfecho um pouco mais seguro”, afirma Casseb. Para aqueles que não estão em tratamento antiviral, o professor ressalta que é bem provável que a covid cause maior dano do que talvez uma população que esteja sob controle e melhor do ponto de vista imunológico.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.