Incêndios na Amazônia podem causar problemas na saúde da população

Pesquisas revelam que estar na floresta durante queimadas é o equivalente a consumir um maço de cigarros por dia

 18/09/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta quarta-feira (18) conversa com o pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Paulo Roberto de Souza Moutinho, sobre as queimadas na Amazônia. 

Moutinho fala que os principais motivos das queimas são os períodos de grandes secas e o desmatamento, mas conta que indícios apontam para o desmatamento ilegal como maior responsável pelos incêndios da Amazônia neste ano, pois não houve um período de seca “intenso ao ponto de a floresta perder a umidade e pegar fogo”.

O pesquisador afirma ainda que já foi comprovada a possibilidade de se reduzir os índices de desmatamento sem afetar áreas que dependem de espaço para a produção, como a agrícola, por exemplo. Ele explica que de 2005 a 2012 houve uma queda de 80% nos índices de desflorestamento, porém, conta que agora está acontecendo “uma retomada muito rápida e intensa do desmate”, que pode acarretar problemas para a saúde da população rural e urbana: “Pesquisas recentes revelam que estar na Amazônia durante os incêndios é o equivalente a consumir um maço de cigarros por dia”. 

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.

Sintonize Ambiente É o Meio em 107,9 MHz na Rádio USP Ribeirão ou em 93,7 MHz na Rádio USP São Paulo, todas as quartas-feiras, a partir das 13 horas. Reprise aos domingos, às 17h30, nas duas emissoras.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.