Imprensa e sociedade precisam se unir contra abusos do novo governo

Para o colunista, o atual presidente tem demonstrado grande indisposição com o jornalismo independente

 26/11/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O professor Carlos Eduardo Lins da Silva comenta, na edição de hoje (26), o que a imprensa brasileira pode esperar do presidente eleito, Jair Bolsonaro, quando assumir a Presidência no dia 1° de janeiro.

De acordo com Lins da Silva, Bolsonaro quer mimetizar tudo o que o presidente Trump faz, entre outras coisas atacar a imprensa e chamar o jornalismo independente de divulgador de notícias falsas.

“O atual presidente já tem demonstrado sua indisposição com o jornalismo independente”, afirma o professor, e cita como exemplo a ameaça feita à Folha de S. Paulo e outros jornais que, segundo ele, não se comportam bem, de retirar toda a publicidade oficial do governo dos veículos que ele considerar malcomportados.

Para Lins da Silva, as perspectivas não são boas e será preciso uma grande movimentação da imprensa e da sociedade civil para garantir que abusos como os que ocorrem nos EUA não venham a acontecer aqui também.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.