Identificadas células-tronco que dão origem ao esqueleto humano

“Trata-se de uma descoberta muito importante, que poderá resultar no futuro em tratamentos para fraturas, problemas de articulação e osteoporose”, afirma a colunista

• 100

Nesta edição de Decodificando o DNA, Mayana Zatz comenta uma pesquisa divulgada recentemente pela revista Cell  que identificou as células-tronco que dão origem ao esqueleto humano. “Trata-se de uma descoberta muito importante, que poderá resultar no futuro em tratamentos para fraturas, problemas de articulação e osteoporose”, afirma a professora.

Três anos após a descoberta de células-tronco esqueléticas em camundongos, uma equipe de pesquisadores chefiada por Charles K.F. Chan, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, recuperou as células que dão origem a ossos e cartilagens de medula óssea fetal e adulta e também as derivaram de células-tronco pluripotentes induzidas. No estudo, autores demonstraram que essas células-tronco esqueléticas são autorrenováveis e multipotentes.

Ouça a professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP clicando no áudio acima.

• 100