Idade média para dor na coluna é a partir dos 35 anos

Colunista afirma que já são 25 milhões de brasileiros com problemas na coluna

 28/02/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

No mundo todo, uma a quatro pessoas é afetada por problemas na coluna, com grande prejuízo na qualidade de vida. Para falar sobre isso, o médico Alexandre Faisal comenta uma publicação de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que avaliaram a prevalência do problema de dor na coluna no Brasil, bem como os aspectos socioeconômicos, estilo de vida e condição de saúde.

Segundo Faisal, o resultado que chama a atenção é que quase 19% da nossa população com mais de 18 anos de idade, com prevalência nas mulheres, se refere a essa dor, que pode afetar a coluna cervical, torácica e lombo-sacra.

Outra dado interessante é que pessoas com menor nível educacional, pior avaliação de saúde e com outras doenças crônicas são as mais afetadas pela dor de coluna. Faisal destaca ainda que o conceito de que dor de coluna é exclusiva do idoso não é verdadeiro. “A idade média de apresentação desse problema é com 35 anos”, observa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.