Homocultura é um conceito transdisciplinar

No programa “Diversidade em Ciência” desta semana o professor Alexino Ferreira conversa com Wilton Garcia sobre o conceito que mobiliza o direito e o respeito à diferença

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Wilton Garcia Sobrinho, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da ECA-USP e pós-doutor pela Unicamp. Durante a entrevista, Wilton Garcia irá falar sobre homocultura. Conforme Garcia, homocultura é um conceito transdisciplinar que dialoga com vários saberes como Antropologia, Comunicação, Filosofia, História e outros acerca da produção cultural homoerótica, homossexual, gay, lésbica, bissexual e ou transexual.

“O universo da homocultura mobiliza o direito e o respeito à diferença, quando investe sobre um conhecimento que observa e absorve acordamento, aceitação e inclusão das minorias sexuais”, afirma.

Durante a entrevista, Garcia também vai falar da Teoria Queer e/ou Teoria da Performatividade, de Judith Butler, que conceitua que identidade sexual, orientação sexual ou gênero dos indivíduos são uma construção social. Segundo ele, é uma teoria de empoderamento dos corpos subalternos, que sofrem os estereótipos dos grupos hegemônicos. Nesse sentido, homem e mulher são conceitos mutáveis, ou seja, desconstrói-se a binaridade.

Wilton Garcia é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a tese Imagem e Homoerotismo – A sexualidade no discurso da arte contemporânea. Também é pós-doutor pela Unicamp. Atualmente, é professor do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) e de graduação da Fatec-Itaquá/SP.

É autor dos livros Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos (Editora Thompson), Imagem e homoerotismo no Brasil (Editora Nojosa/Fapesp) e O metrossexual no Brasil: estudos contemporâneos (Editora Factash/Hagrado).

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz São Paulo e 107,9 MHZ em Ribeirão Preto ou pelo link: http://jornal.usp.br/radio/

Texto: Ricardo Alexino Ferreira

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.