Homocultura é um conceito transdisciplinar

No programa “Diversidade em Ciência” desta semana o professor Alexino Ferreira conversa com Wilton Garcia sobre o conceito que mobiliza o direito e o respeito à diferença

 23/09/2019 - Publicado há 5 anos
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Wilton Garcia Sobrinho, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da ECA-USP e pós-doutor pela Unicamp. Durante a entrevista, Wilton Garcia irá falar sobre homocultura. Conforme Garcia, homocultura é um conceito transdisciplinar que dialoga com vários saberes como Antropologia, Comunicação, Filosofia, História e outros acerca da produção cultural homoerótica, homossexual, gay, lésbica, bissexual e ou transexual.

“O universo da homocultura mobiliza o direito e o respeito à diferença, quando investe sobre um conhecimento que observa e absorve acordamento, aceitação e inclusão das minorias sexuais”, afirma.

Durante a entrevista, Garcia também vai falar da Teoria Queer e/ou Teoria da Performatividade, de Judith Butler, que conceitua que identidade sexual, orientação sexual ou gênero dos indivíduos são uma construção social. Segundo ele, é uma teoria de empoderamento dos corpos subalternos, que sofrem os estereótipos dos grupos hegemônicos. Nesse sentido, homem e mulher são conceitos mutáveis, ou seja, desconstrói-se a binaridade.

Wilton Garcia é doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com a tese Imagem e Homoerotismo – A sexualidade no discurso da arte contemporânea. Também é pós-doutor pela Unicamp. Atualmente, é professor do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) e de graduação da Fatec-Itaquá/SP.

É autor dos livros Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos (Editora Thompson), Imagem e homoerotismo no Brasil (Editora Nojosa/Fapesp) e O metrossexual no Brasil: estudos contemporâneos (Editora Factash/Hagrado).

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista, professor da USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.

Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz São Paulo e 107,9 MHZ em Ribeirão Preto ou pelo link: https://jornal.usp.br/radio/

Texto: Ricardo Alexino Ferreira

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.