Home office: o que era para ser emergencial acabou permanente e cresceu

Um ano e meio depois do início da pandemia, adaptações ainda são necessárias, mas o estresse acompanha o trabalhador mesmo no home office

 05/10/2021 - Publicado há 2 anos
Por

 

Enquanto a vacinação não atingir o número necessário para evitar transmissão comunitária, o trabalho presencial deve ser muito bem avaliado – Foto: Tumisu – Pixabay

Adaptação foi a marca da pandemia para a sobrevivência de quase todos e com as empresas não foi diferente. Para manter seus negócios e a segurança dos funcionários, muitas se adaptaram ao home office de maneira integral. E o que era solução de curto prazo, hoje, mais de um ano e meio depois, permanece e até cresceu.

É o caso da empresa especializada na criação, transformação e aceleração de negócios digitais de Ribeirão Preto dirigida pelo CEO Fabrício Gimenez. A opção pelo home office integral, conta o CEO, foi a forma mais efetiva de oferecer segurança aos funcionários e clientes. Mesmo tendo boa estrutura de ferramentas digitais, a empresa de Gimenez precisou de investimentos para habilitar o trabalho 100% remoto. Segundo o CEO, após garantir a segurança física, teve que “fazer o acolhimento emocional” dos funcionários e, num terceiro momento, “entender as necessidades mais específicas” de cada membro das equipes, definindo novas estratégias “para engajar e propiciar um ambiente sustentável dentro do home office”.

Sobre a preocupação de algumas empresas quanto ao rendimento de seus times num modelo híbrido ou 100% remoto, Gimenez assegura que não foi o caso, já que sua empresa trabalha pautada no impacto gerado pelo colaborador e não em horas trabalhadas. As equipes, conta o CEO, são autônomas e funcionam “como microcélulas de quatro a seis pessoas que são responsáveis por entregas bem específicas de projeto”. Assim, se alguém não corresponde ao esperado, o problema “é rapidamente identificado pelo próprio time e tratado pela organização”, informa. 

Mas, adianta Gimenez, o que se verificou com o home office foi “um nível de entrega acima do que estava projetado”. Tanto que, no auge da pandemia, sua empresa investiu, e continua investindo, acrescenta o CEO, em ações visando à saúde mental de seus funcionários, promovendo encontros, palestras, diálogos e orientando “as lideranças médias a conversar com os times e assim por diante, para que a gente sempre tivesse como pauta o equilíbrio”.

“Estresse acompanhou trabalhador no home office”

O lado positivo de fazer a própria jornada de trabalho pode não se confirmar para quem não respeita os horários- foto: Freepik

 

Especialista em sociologia do trabalho, a professora Vera Lucia Navarro, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, afirma que o estresse continua acompanhando os trabalhadores no home office. A ideia de que trabalhar em casa evita o estresse do transporte e dá liberdade para organizar a própria jornada de trabalho pode até ser válida, adianta a professora, mas, na prática, durante o período de pandemia, “a gente viu uma intensificação do trabalho muito grande mesmo”. Seja trabalhando em casa ou fora dela, “o estresse acompanhou o trabalhador”, diz a especialista. 

E, como muitos funcionários estendem seu horário no home office, a situação pode se agravar. O lado positivo de fazer a própria jornada de trabalho pode não se confirmar para quem não respeita os horários. As poucas horas de sono e a falta de descanso nos fins de semana são exemplos de problemas vistos no modelo de trabalho remoto que, afirma Vera, podem afetar outros aspectos da vida. 

O alerta da professora Vera para um melhor gerenciamento do home office em tempo integral continua valendo, já que ela mesma avisa ainda não ser hora de relaxar com as medidas protetivas contra o novo coronavírus. Enquanto a vacinação não atingir o número necessário para evitar transmissão comunitária, “o trabalho presencial deve ser muito bem avaliado”.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.