Lélia Gonzalez foi importante pesquisadora da questão étnica

Informações sobre historiadora e filósofa perderam-se ao longo do tempo, num País que pouco revisita a sua própria história

 11/04/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Esquecido nas brumas do passado, o nome de Lélia Gonzalez não deve deixar de ser lembrado como sendo  o de uma das mais importantes pesquisadoras negras do Brasil na abordagem de questões étnicas. A ela é dedicada a coluna “Diversidades” desta semana. Segundo o professor Alexino Ferreira, as obras dessa historiadora e filósofa ainda são consideradas referências no estudo de cultura, gênero e etnia. Festas populares no Brasil e Lugar de negro foram dois de seus livros mais marcantes. Ela foi atuante também no campo social, tendo-se destacado por ter sido uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU) e do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.