HIV torna mais fácil contrair doenças como tuberculose

Por comprometer o sistema imunológico do corpo humano, HIV abre espaço para doenças infecciosas

 28/11/2018 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 29/11/2018 as 10:55
Por

No segundo boletim Pílula Farmacêutica desta semana, o assunto é a ligação entre o HIV e a tuberculose. Por comprometer o sistema imunológico do organismo humano, o HIV torna mais fácil contrair doenças oportunistas como a tuberculose.

Foto: Ricardo Almeida / ANPr via Fotos Públicas

Por isso, é comum ver essa doença em pacientes que vivem com HIV, além de influir na qualidade de vida e na mortalidade dessas pessoas. Um paciente com HIV tem 28 vezes mais chances de contrair a tuberculose do que uma pessoa que não tem.

Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que em todas as oportunidades de atendimentos às pessoas com HIV seja feita a investigação para a tuberculose. Da mesma forma, pessoas com tuberculose devem ser testadas para o HIV.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.