Higienização da escova dental também faz parte da saúde bucal

Cuidados com a boca não passam somente pela escovação e pelo uso do fio dental

 23/10/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

“A saúde começa pela boca.” O ditado é antigo, verdadeiro e praticamente todo mundo conhece. O cuidado com a principal porta do nosso corpo começa com a escovação, passa pelo uso do fio dental e termina com a higienização das escovas.

Vinícius Pedrazzi, professor da Faculdade de Odontologia em Ribeirão Preto (Forp) da USP, explicou que a higienização deve ser feita sempre após o uso da escova, com lavagem em água corrente e sua colocação  dentro de um copo descartável contendo solução antisséptica, as mesmas soluções usadas como enxaguantes bucais.

Foto: Steve Buissinne via Pixabay – CC

O professor também fez questão de comentar que o fio dental é muito importante para o saúde bucal e destacou que devemos escovar os dentes pelo menos três vezes por dia.

Além disso, Pedrazzi, junto com mais dois professores da Forp, acaba de lançar o livro Cuidados necessários para a desinfecção de escovas dentais. A publicação da Nova Edições Acadêmicas traz orientações embasadas nos últimos resultados de pesquisa, para profissionais da saúde tomarem melhores decisões quanto à saúde bucal de seus pacientes.

Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.