Hepatites podem ser contraídas pelo sexo desprotegido

Dores de cabeça, mal-estar, cor amarelada na pele e nos olhos, fezes claras e vômito são alguns dos sintomas apresentados pelas hepatites

 25/02/2019 - Publicado há 5 anos
Por

O primeiro boletim do Pílula Farmacêutica desta semana fala sobre hepatites, em especial as dos tipos B e C. Essas doenças são transmitidas pelos vírus HBV e HCV, que geram uma inflamação nos tecidos do fígado.

Geralmente, a contaminação acontece por contato direto com fluidos corporais contaminados. Usuários de drogas e pessoas que usam materiais cirúrgicos, lâminas de barbear ou alicates de unha compartilhados apresentam maior risco de contrair o vírus. A contaminação também pode ocorrer pelo contato sexual, de mãe para filho durante a gestação, ou por transfusão de sangue contaminado.

Os sintomas das hepatites podem variar conforme o vírus, mas costumam aparecer apenas na fase avançada. Entre as características apresentadas, estão fortes dores de cabeça, mal-estar, dores e inchaços no abdômen, cor amarelada na pele e nos olhos, urina escura, fezes claras e vômito.

Em caso de confirmação, o tratamento deve ocorrer o mais rápido possível, pois, se dentro de seis meses não for tratada, há um forte risco de se tornar uma doença crônica, gerando problemas como cirrose ou até mesmo câncer no fígado.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana. Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.