HC tem meta, até 2020, de chegar a 3 mil transplantes

Luiz D’Albuquerque afirma que, sem doação, não existe transplante, por isso é tão importante falar com familiares

 09/10/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 26/11/2019 as 10:31
Logo da Rádio USP

 

O Centro de Transplante do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP é pioneiro na América Latina. O primeiro transplante de fígado, realizado em 1968, completou 50 anos. Em 2020, espera-se atingir a marca de 3 mil transplantes ao somar números do Instituto da Criança (ICr) e do Instituto Central (ICHC), ambos do HC. A previsão é do professor Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque, diretor do Serviço de Transplantes de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do HC, que conversa com o Jornal da USP no Ar na série especial sobre a contribuição da Medicina USP para a sociedade.

O complexo HC tem resultados similares a países do primeiro mundo, mas a doação é básica para que ocorra transplantes. O profissional entende que, no momento de perda, é muito difícil decidir se vamos ou não doar o órgão. Por isso, recomenda que a conversa com os familiares para manifestar a vontade de doar órgãos seja feita com antecedência. De acordo com o professor, a maior demanda no Brasil é por rim e, em segundo lugar, pelo fígado. Novas medidas de suporte ao paciente, além de imunossupressores que controlam a rejeição, dão ao paciente transplantado uma sobrevida que chega a 90%.

O Hospital das Clínicas é o primeiro hospital público do Brasil a fazer cirurgia robótica. Hoje o procedimento está sendo incorporado à rotina do aparelho digestivo, como pescoço, tórax, barriga e abdômen.  “A gente pode fazer por via robótica com pequenas incisões e com o mesmo efeito terapêutico, facilitando muito a recuperação do doente. São as cirurgias minimamente invasivas”, explica D’Albuquerque. Outra novidade é a criação de um centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva dentro do HC.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.