A desnutrição pode estar presente já na admissão hospitalar – Foto: Banco de Imagens do HCFMUSP

HC promove campanha para combater um problema sério: a desnutrição hospitalar

Os sete hospitais do complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP receberão treinamentos e ações práticas para tratar dos casos de desnutrição

 27/09/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Redação

Arte: Guilherme Castro

Acampanha de combate à desnutrição hospitalar do Hospital das Clínicas chama atenção para um problema que envolve demora no período para alta de pacientes, além do aumento significativo de morbidade e mortalidade nos leitos. A constatação se deu a partir de análises desenvolvidas pelo Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional (Ibranutri). Os sete hospitais do complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP receberão treinamentos e ações práticas para tratar dos casos de desnutrição. 

A desnutrição hospitalar é uma das principais responsáveis pela piora das condições mórbidas de base, que ocasionaram a internação do paciente. Isso tem impactos não somente na recuperação do paciente, como pode ocasionar complicações naqueles submetidos a processos cirúrgicos. 

Em dados compilados a partir do HC, que também podem ser observados em resultados obtidos em hospitais da rede do SUS, a desnutrição pode estar presente já na admissão hospitalar; num período entre cinco a sete dias, é possível obter uma taxa de 50% de desnutrição. E, segundo o último levantamento do Ibranutri, de 2001, entre os pacientes desnutridos, 70% desenvolveram complicações e os custos por seu tratamento aumentaram, em média, 60,5%.

O professor Dan Linetzky Waitzberg, do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, destaca também que, justamente por apresentar todas essas implicações, o tempo de permanência hospitalar é maior, assim como o número de taxas de complicações infecciosas nos pacientes desnutridos, bem como também os gastos com leito, remédios e serviços de enfermagem nas UTIs, além de o fato de dificultar a disponibilidade de leitos hospitalares para novos pacientes. 

Dan Linetzky Waitzberg - Foto: Researchgate

Dan Linetzky Waitzberg - Foto: Researchgate

A campanha

Na tentativa de monitorar e controlar os casos de desnutrição nos hospitais, o professor explica que técnicas de avaliações subjetivas têm sido incorporadas para estimar o risco nutricional de cada paciente. “Todo o paciente deveria passar por uma triagem, a fim de avaliar as condições de massa gorda e magra, ou se há alguma doença de base que poderia piorar a condição da desnutrição”, adiciona Waitzberg. Isso ocorre principalmente porque há casos em que não existe uma aparente desnutrição, ou mesmo, no quadro atual, há a complicação da covid-19. 

De forma on-line e presencial, a campanha trata da importância de alertar sobre os riscos da desnutrição, a partir de dados coletados nos sete hospitais do complexo do HC-FMUSP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.