Guilherme Wisnik apresenta “Tropicália” de Caetano Veloso

A música, de 1967, condensa o caráter questionador e revolucionário do movimento tropicalista

 14/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 31/03/2017 as 19:34

cab_wisnik

20161005_Caetano_colunistawisnikjpg
Caetano Veloso – Reprodução

Continuando a série de 5 músicas que marcaram a história do Brasil, Guilherme Wisnik traz, na coluna desta semana, a música “Tropicália” de Caetano Veloso. Wisnik ressalta a importância do movimento de contracultura da década de 1960 para denunciar o fundo falso do desenvolvimentismo instalado no Brasil na década anterior. A canção de Veloso, hino dos tropicalistas, evidencia o caráter questionador do movimento que tomava forma.

Wisnik apresenta “Tropicália” a fim de mostrar a virada cultural que se deu nos anos 60, onde a modernidade, a nova capital nacional e o desenvolvimentismo de JK eram questionados pela arte, que apontava novos rumos possíveis para o Brasil.

Ouça a coluna completa de Guilherme Wisnik:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.