Grupo de estudos do IEA pesquisa agricultura urbana

Ramo abrangente de atividades ainda carece de maior apoio de políticas públicas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

O Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (Geau) foi criado em 2016 com o objetivo de pesquisar essa atividade no contexto da região metropolitana de São Paulo. Segundo o especialista em geografia urbana, Gustavo Nagib, membro do Geau, essa área abriga atividades diversas, desde plantio para subsistência até hortas comunitárias. 

Horta Comunitária da Faculdade de Medicina da USP, no bairro de Cerqueira César – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Ele explica que o apoio por parte do Estado à agricultura urbana ainda precisa ser mais bem desenvolvido. Apesar de haver programa para essa demanda desde 2004, as ações têm mudado de acordo com as gestões municipais. Para ele, iniciativas como a Lei das Praças e a criação da zona rural pelo plano diretor de 2014 foram importantes, mas maiores avanços são necessários, a depender das ações da Prefeitura.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados