Grupo da Poli cria projetos de automação para governos e empresas

Sistemas do GAESI impactam áreas de comércio exterior, mobilidade urbana e fiscalização antifraude, conta coordenador

25/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 26/04/2018 as 14:35

jorusp

O Momento USP Inovação desta semana apresenta o Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais da Escola Politécnica da USP. O GAESI atua na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de automação e gestão de processos, principalmente na gestão portuária e aeroportuária. Eduardo Mario Dias, coordenador do grupo, conta que, desde 1990, quando a iniciativa surgiu no Departamento de Engenharia Elétrica da Poli, o GAESI trabalha nas áreas de logística, rastreamento de cargas, mobilidade urbana e cidades inteligentes.

Há 20 anos o GAESI desenvolve sistemas de automação portuária para o sistema brasileiro de portos. Eduardo Dias conta que o grupo busca o desenvolvimento do país, por meio, principalmente, da diminuição do “Custo Brasil”, uma vez que as ações do GAESI estão intimamente ligadas aos processos de importação e exportação do país. No comércio de carnes, por exemplo, um projeto inovador de rastreamento da cadeia do frio da carne foi desenvolvido para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Integrando pela primeira vez a Receita Federal ao Mapa, cria-se um Portal Único de Comércio Exterior, diminuindo consideravelmente o Custo Brasil para exportações e o risco de fraude.

Prestando serviço a grandes clientes como governos de estado, prefeituras, Companhia Docas e Petrobras o GAESI tem pela frente o desafio de estender projetos de rastreamento para o resto da cadeia produtiva, além de impactar em outras áreas da sociedade. O coordenador do grupo dá exemplo de trabalhos em desenvolvimento no GAESI: automatização de semáforos de trânsito, controle de temperatura de vacinas e fiscalização de adulteração de bombas de gasolina.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.