Brasil e Costa Rica contrastam na ambiência

Países são exemplos distintos no que se refere à integração e inclusão

O conceito de ambiência, que o professor Martin Grossmann vem discutindo em suas colunas e se refere à inclusão e integração em várias áreas – da arte ao ambiente –, pode ser aplicado também a países. Brasil e Costa Rica são exemplos disso, um de forma negativa, outro de forma positiva.

As políticas ambientais adotadas pelo atual governo brasileiro – que vem se mostrando favorável ao desmatamento – são um dos fatores que fazem com que o País seja visto como exemplo negativo de ambiência. A floresta amazônica representa 40% das florestas tropicais do mundo e inclui uma biodiversidade equivalente a mais de 10% das espécies do planeta. Para Grossmann, é preciso cuidar “com muita atenção” de um patrimônio como esse.

Já a Costa Rica constitui um exemplo positivo de ambiência em razão de suas políticas inclusivas. Por exemplo, 7% do seu orçamento é destinado à educação – enquanto a média mundial é de pouco mais de 4%. Sem exército desde 1949, ela se tornou um polo de atração de turistas de todo o mundo graças aos investimentos em turismo. Empresas estrangeiras também têm participação importante na sua economia. “Na Costa Rica tem-se uma visão de ambiência como país”, destacou Grossmann.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Na Cultura o Centro está em toda parte.


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar toda quarta-feira às 9h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •