Gravidez de gêmeos, após 45 anos, tem bom desempenho

Colunista avalia que mesmo associada a riscos, gestação em mulheres desse perfil obtém êxito na maioria dos casos

 26/10/2017 - Publicado há 6 anos

Aos 45 anos, a cantora Ivete Sangalo está grávida de gêmeos. Além de gerar comoção, a notícia também traz dúvidas sobre o desempenho da gestação gemelar em mulheres de idade mais avançada. Nesta semana, o professor Alexandre Faisal traz o resultado de uma pesquisa, feita nos Estados Unidos, com quase 140 gestantes que deram à luz gêmeos, com 45 anos de idade ou mais.

Segundo Faisal, as mulheres analisadas tinham em média 47 anos ao darem à luz. Embora muitos bebês tenham nascido prematuros, eles tiveram evolução satisfatória no berçário e o resultado da gestação foi bom. Ainda assim, o colunista lembra que a melhor recomendação é ter uma gravidez planejada, já que ter gêmeos representa um risco a mais para a mulher. “Sabemos que a gestação gemelar é mais preocupante”, diz Faisal.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.