Governo Temer tem encontrado dificuldades para aplicar ajuste fiscal

Gilson Schwartz explica, na coluna desta semana, por que o governo interino não tem conseguido implantar plenamente seu plano de resgate econômico

 11/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 30/03/2017 as 18:18

cab_gilson

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O presidente interino Michel Temer iniciou seu mandato com a promessa de promover o ajuste fiscal que o governo Dilma não implementou por falta de apoio político. Teoricamente, o atual governo aplicaria os ajustes com mais facilidade justamente por conta desse apoio.

Esta hipótese, no entanto, não se concretizou. Segundo o colunista Gilson Schwartz, Temer não tem encontrado tanto apoio político quanto esperado e há setores expressivos que, inclusive, aprovam a convocação de eleições gerais.

A ânsia pelo ajuste fiscal permanece, com o agravante da crescente insatisfação popular. Schwartz lembra que a crise se instaurou mesmo com a “ajuda” do governo às indústrias e que ela pode piorar em grande medida se a negligência estatal perdurar. Para ele, a crise só pode ser revertida com um profundo ajuste político, que ainda não começou a ser implantado.

Ouça a coluna completa de Gilson Schwartz:

Logo da Rádio USP

logo_radiousp

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.