Governo federal quer acabar com multa de 10% no FGTS para empregador

Proposta deve vir acompanhada de Medida Provisória que altera orçamento

 07/11/2019 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 12/11/2019 as 11:34
Por
Logo da Rádio USP

Quando o trabalhador é dispensado, recai sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço uma multa unificada de 50%, dividida em duas: 40% vão para o agora desempregado e 10%, pagos pelo empregador, devem ir para uma conta do Tesouro Nacional, até serem repassados ao FGTS novamente.

E é justamente essa multa de 10% paga pelo empregador que o governo Bolsonaro quer pôr fim. A multa, que serve para manutenção do fundo dos trabalhadores, acaba ocupando espaço orçamentário, mesmo que o dinheiro seja inutilizado e fique apenas de passagem na conta do Tesouro. Devido a isso, a extinção dessa multa deve possibilitar ao governo aumento de seu orçamento, a partir de 2020. 

“Os 10% recompõem o acúmulo do FGTS que é patrimônio do trabalhador”, diz o professor Flávio Batista, da Faculdade de Direito da USP. Batista fala, ainda, sobre essas medidas para liberar o orçamento serem pouco eficientes, visto que a Emenda 95, do Teto dos Gastos, limita muito os orçamentos e seria melhor a sua revogação para a retomada do crescimento econômico. De acordo com ele, tais medidas são apenas os primeiros sintomas da problemática que a Emenda 95 trouxe, limitando os gastos.

Confira acima matéria completa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.