Governo alemão combate poluição com transporte público gratuito

Em sua coluna semanal, Raquel Rolnik comenta a intenção da Alemanha de tornar o transporte público gratuito

 22/02/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 23/02/2018 as 14:42

Para combater os altos níveis de poluição ambiental, o governo da Alemanha estuda, entre outras medidas, implantar o transporte público gratuito em algumas cidades do país. Numa primeira etapa, seriam cinco as cidades escolhidas para abrigar essa experiência, dentre elas, algumas importantes, como Bonn e Dresden. A partir da análise dos resultados, o projeto seria estendido então para toda a Alemanha. A professora Raquel Rolnik, em sua coluna “Cidade para Todos”, lembra que a medida implica transformações importantes na forma de financiamento do transporte público.

Ao falar sobre a realidade brasileira no campo do combate à poluição, ela sugere aumentar o transporte sobre trilhos e controlar os níveis de poluição emitidos pelos ônibus. E fala sobre o impacto positivo que a tarifa zero teria sobre a população de baixa renda.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.