Governo abre ofensiva contra universidades públicas

O mais recente ataque prevê o corte de bolsas de mestrado e doutorado

09/05/2019 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

O governo de Jair Bolsonaro anunciou o corte de bolsas de mestrado e doutorado para as universidades públicas, o que, para o cientista político André Singer, configura mais uma ofensiva do governo federal contra as instituições de ensino superior, não bastassem o corte de verbas para as universidades federais e as recentes declarações contra os cursos de Humanas. Isso deve produzir uma grande confusão nos sistemas de pós-graduação e de financiamento de pesquisas científicas no País.

Essa ação violenta do governo contra as universidades públicas deve produzir uma reação forte de setores da comunidade universitária, “porque o que está sendo atingido é o próprio dia a dia do funcionamento do trabalho acadêmico. […] Isso vai comprometer o funcionamento das instituições”. Para Singer, se essa situação persistir, pode se transformar num item importante da agenda política do País, num momento em que está em jogo a questão da reforma da Previdência. O tema é preocupante.