Governança ambiental e restauração florestal são discutidas em seminário

Evento iniciado no último dia 22 ainda terá mais três dias de debate e mostrará que tema envolve diversos atores em múltiplas escalas, com influências em níveis local e global

 28/10/2020 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

A preocupação em torno do desenvolvimento desgovernado fez com que a governança ambiental se tornasse um tópico importante a ser debatido e colocado em prática. Não apenas em nível nacional, mas global, é cada vez mais importante o equilíbrio entre a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável. Além de problemas históricos, recentemente, a desconstrução de marcos institucionais trouxe novas questões a serem tratadas, principalmente com relação à conservação e restauração das florestas.

Nesse contexto, teve início, no último dia 22, o seminário internacional Construindo Diálogos sobre Governança Florestal: Conservação, Manejo Sustentável e Restauração de Paisagens. “Quando a gente fala sobre governança, ela inclui o governo, mas inclui também todos os outros atores que têm interesses na questão de um bem público, de um recurso comum, que no caso é o meio ambiente”, explica Cristina Adams, professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e membro do grupo de pesquisa sobre governança florestal. A professora explica que o evento citado acima foca na governança ambiental, mais especificamente, na governança florestal.

No segundo dia do evento (29/10), o tema será Governança Florestal: Conectando o Global e o Local. Por envolver muitos atores diferentes, a atuação é estruturada em múltiplas escalas. Cristina comenta em entrevista ao Jornal da USP no Ar que esse debate pode envolver desde iniciativas locais, que acabam influenciando as políticas publicas em nível estadual (por exemplo, projetos de restauração florestal que ocorrem em nível local) até acordos internacionais assinados por diversos países. “A governança é um sistema de várias escalas e atinge vários níveis diferentes que se influenciam”, detalha a professora.

Além de tratar sobre a questão da governança, os futuros encontros também debaterão a restauração florestal. A conservação das florestas ainda é um tópico importante, mas, ao mesmo tempo, o País deve recolocar a floresta nos locais em que ela foi retirada, especialmente a região da Mata Atlântica. Para isso ocorrer, o engajamento dos produtores rurais em torno da restauração deve ser um dos objetivos, apesar dos desafios. Apesar da restauração geralmente envolver o plantio de sementes, o seminário também mostrará como experiências inovadoras podem ajudar nesse quesito.

O evento será nos dias 22 e 29 de outubro, além de 5 e 12 de novembro. Para entender melhor a programação do seminário, clique no link. Saiba mais ouvindo a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.