Fuvest 2022 segue mesmo modelo de protocolo sanitário do ano anterior

Diretora da Fuvest, professora Belmira Amélia Bueno, revela que protocolos sanitários devem permanecer os mesmos; mudanças aparecem nas datas e em cursos

24/08/2021 - Publicado há 3 anos
A primeira fase da Fuvest acontece no dia 12 de dezembro, contando novamente com 90 questões de múltipla escolha – Arte sobre foto/USP Imagens

Para muitos estudantes brasileiros, o semestre final do ano é sinônimo de grandes desafios. Época em que são aplicados diversos vestibulares ao redor do Brasil, o fim de 2021 e começo de 2022 marca também a realização do exame da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), uma das principais formas de ingresso à Universidade de São Paulo (USP). Para esta edição de 2022, os protocolos sanitários para evitar a propagação do coronavírus permanecem. Mudam prazos, datas e até cursos oferecidos.

“É o mesmo modelo quanto às provas e quanto aos procedimentos de biossegurança”, afirma a professora Belmira Amélia Bueno, diretora da Fuvest. Com isso, é dada mais segurança àqueles candidatos que já dispõem de informações sobre a realização do exame no último ano. Ainda sobre os protocolos de biossegurança, Belmira relata que não devem ser pedidos comprovantes de vacinação, fato que se deve à diferença ampla de idade entre os candidatos. O uso de máscara será obrigatório, inclusive recomenda-se que o candidato leve mais de uma.

A primeira fase da Fuvest acontece no dia 12 de dezembro, contando novamente com 90 questões de múltipla escolha. A segunda fase está marcada para os dias 16 e 17 de janeiro de 2022, sem diferenças com relação a anos anteriores – Português, Literatura e Redação no primeiro dia e uma variação de disciplinas no segundo dia, conforme a escolha de carreira do candidato. “Os alunos têm que estar bastante informados para não se enganar em relação às obras literárias”, comenta Belmira, referindo-se ao conteúdo de Literatura do primeiro dia da segunda fase.

“Não é fácil para quem vai fazer pela primeira vez o vestibular compreender devidamente como funciona a escolha das carreiras e dos cursos”, afirma. Por isso, informações detalhadas, sobre esse tema e sobre as datas exatas, encontram-se no Manual do Candidato da Fuvest. As inscrições vão até o dia 1º de outubro e recomenda-se que o candidato não deixe para a última hora. Ao longo desse período de inscrição o vestibulando pode mudar o curso escolhido, caso lhe convenha.

Jornal da USP no Ar