Funções da vitamina D vão além da retenção de cálcio

No programa “Saúde sem Complicações” o tema da semana é a vitamina D e suas implicações no organismo

 06/09/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O convidado do Saúde sem Complicações desta semana é o professor Ivan Savioli Ferraz, do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que tem entre suas linhas de pesquisa a nutrição infantil e a epidemiologia da deficiência dos micronutrientes na infância e adolescência, com ênfase nas vitaminas A e D.

Sobre a vitamina D, o professor informa que sua principal função é reter cálcio no organismo, ou seja, manter a saúde dos ossos. Mas alerta que hoje já se conhece outras funções da vitamina D, como sua falta no organismo infantil que pode levar ao raquitismo e no adulto, a osteomalacia, popularmente chamada de osso frágil ou osteoporose. “Hoje, estudos revelam que a deficiência dessa vitamina implica na regulação do açúcar no sangue e até no controle da pressão arterial.”

Ferraz lembra que existem três formas de adquirir vitamina D; a mais importante, pelo sol. “Ao chegar na pele, o sol atinge uma molécula que é transformada num precursor que será transformado em vitamina D. Outra forma de absorver vitamina D é pelos alimentos, mas existem poucos ricos nessa vitamina.” Segundo Ferraz, o mais rico é o salmão, que tem colecalciferol que será transformado em vitamina D. A terceira via para adquirir vitamina D é por meio de produtos farmacológicos, ou seja, comprando colecalciferol na farmácia.

O professor explica que existe a vitamina D, substância que não  precisa ser transformada no organismo, mas só é indicada para alguns pacientes. “Tem um custo elevado e é indicada para pacientes com doenças no fígado e no rim, que não conseguem metabolizar o colecalciferol”.

O Saúde Sem Complicações é produzido e apresentado pela locutora Mel Vieira, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Direção: Rosemeire Talamone.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.